Como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês? Parece que o salário que, muitas vezes, não é grande, está cada vez mais curto, e o dinheiro sempre falta no fim do mês. Mas isso pode ter solução.

Segue algumas dicas apresentadas mais à frente no artigo podem lhe trazer um norte capaz de ajudar na sua situação financeira. Pode ser que esse vídeo também lhe ajude bastante:

Termine com a sociedade consumista

A sociedade lhe ensinou durante toda a vida que comprar traz felicidades. Quando era criança, sempre queria um brinquedo novo, talvez na adolescência sempre precisava de uma roupa nova e na moda, e quando adulto uma viagem sempre é bem-vinda. Todas essas são opções de compra que podem lhe enquadrar como uma pessoa consumista, e caso não resista às suas vontades, isso também lhe retrata como alguém impulsivo. Com esses traços, obviamente, tem problemas para poupar dinheiro.

Por isso, trate de controlar seus impulsos de gastar em coisas que logo perdem o valor, pois elas servem simplesmente para consumir seu dinheiro de maneira desenfreada.

Faça compras à vista

Não importa o valor da compra, procure sempre pagar à vista, pois assim, começa a conseguir olhar um pouco mais de perto suas finanças e compre apenas aquilo que o acumulado permita pagar.

Ao usar muito o cartão de crédito, se faz muitas compras com parcelas a perder de vista e, assim, grande parte do que ganha fica comprometido. E ainda é pior para aquelas pessoas que não conseguem deixar de comprar e fazem dívidas uma em cima da outra, forma uma grande bola de neve de contas.

Principalmente, produtos mais caros ficam impossíveis de serem adquiridos sem poupança. É melhor esperar e não sofrer do que passar dias preocupado com o excesso de contas a pagar.

Muitas vezes, é possível se livrar de algumas compras, pois com o passar do tempo percebe-se que aquilo que poderia ser comprado por impulso não tem real utilidade e não vale o dinheiro investido.

Crie oportunidades de renda extra

Se mesmo apertando a cinta o salário não está dando pro mês inteiro, pode ser uma boa ideia começar a pensar em fontes de renda alternativa e você pode começar pela Internet mesmo que está  repleta de oportunidades como explicado no Curso Efeito Orna desenvolvido por 3 irmãs que tem sucesso financeiro com seu trabalho na Internet.

Agora se você não é exatamente uma pessoa que se dá bem com a tecnologia, então pode ser qualquer outra coisa que você tenha talento e possa render dinheiro, desde a criação de artesanato ou fazer algum tipo de comida para vender como docinhos e salgadinhos, o importante é fazer algo para aumentar a renda mensal.

Faça um planejamento

Ter um planejamento é como um ter um melhor amigo quando o assunto é dinheiro. Através dele você pode identificar seus custos fixos mensais, como luz e aluguel, e os variáveis, como é o caso de alimentação e outros supérfluos.

Com isso, é possível que perceba onde não pode mexer e o que fazer com aquilo que está sendo mal-empregado, ou seja, aquilo que gasta de forma inútil.

Com o planejamento em mão, é hora de controlar seus impulsos para que eles não atrapalhem a sua programação. Não se venda a possibilidade sem antes olhar seu planejamento, e se achar que aquisição de um bem vale a pena, coloque no papel e veja no quesito dinheiro se realmente compensa. Perceba o que terá de abrir mão para satisfazer simples vontades.

É preciso mudar os hábitos para se enquadrar em um planejamento ou ele nunca vai funcionar. Ter uma sobra de dinheiro no fim do mês depende diretamente de suas atitudes, por isso, não seja um sabotador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *